Livro-ServuloO tempo forja o final

Este livro ambicionava inicialmente conter uma iconografia, cronologia e análises de críticos de arte sobre Sérvulo Esmeraldo. Um livro que mostrasse quanto o conjunto da obra desse artista cearense tornou-se sem limites geográficos e inseriu-se no mundo da arte contemporânea.

O tempo arrastou essa ideia.

Dez anos transcorreram entre a concepção e a manufatura. Passamos parte deles esquisando, amadurecendo a intenção de fazer um trabalho de tal amplitude. Outros tantos aguardando viagens e vernissages, projetos em desenvolvimento se concretizarem; vasculhando tesouros em caixas guardadas com esmero, em arquivos do artista. Garimpando fotos. Descobrindo desenhos, maquetes, anotações.

Dodora Guimarães, companheira na vida e parceira de trabalho de Esmeraldo, nos trouxe textos mais intuintivos, entrevistas, depoimentos de Sérvulo, pensamentos sobre a arte e o seu trabalho. Lembranças de memórias infantis que até hoje o abastecem de felicidade e de inspiração. Recordações de lugares onde morou, trabalhou, fincou raízes, e depois partiu; de amigos, de Fortaleza, a cidade que escolheu para ficar e a relação com arte pública que ele desenvolveu.

Este itinerário norteou a elaboração do livro agora concluído, traçando um panorama que contempla tanto o viés da memória, tão presente nestes escritos de Sérvulo, como a sua obra mais monumental que são as esculturas públicas e as integradas à arquitetura, em sua grande maioria fincadas no Ceará.

0 livro que foi se esboçando teve seu devido tempo de maturação. E, de repente, como diria o próprio Sérvulo Esmeraldo, o livro surgiu, ou melhor, a ideia do livro se reinventou.

 

E aqui está Sérvulo e suas histórias. Tão somente Sérvulo Esmeraldo.

 

Dora Freitas e Sílvia Furtado I ORGANIZAD0RAS

Noite de autógrafos e espaço espositivo

Servuloespacoaf espacoag espacoac espacoab espacoad espaco servulo_fachada

Convite do lançamento

content_id

Links Relacionados

Caderno3 | Diário do Nordeste

Sérvulo entre a linha e a luz

Servulo-livroEm poucas palavras, ele se apresenta: “sou um observador, um colecionador de imagens”. Descobrir uma forma própria de explicar a si e a sua arte, aliás, é um dos desafios do livro “Sérvulo Esmeraldo: a linha e a luz”, encontro do cearense consigo mesmo em testemunhos e imagens que serão apresentados ao público na próxima quarta, 22, às 19h30, na Galeria Multiarte. Leia mais.

Vida e Arte | Jornal OPovo

A Linha e a Luz, livro de Sérvulo Esmeraldo, será lançado na Galeria Multiarte

Com exposição de obras e lançamento do livro A linha e a luz, evento na galeria Multiarte propõe encontro do artista plástico Sérvulo Esmeraldo com o público. Leia mais

Frontstage

Com a exposição de obras e o lançamento do livro “A linha e a luz”, o artista Sérvulo Esmeraldo recebeu admiradores e amigos na Galeria Multiarte, na noite dessa quarta-feira. O Frontstage esteve presente no evento, com clicks de quem esteve lá para prestigiá-lo. Confira!. Leia mais

TV

Foi lançado nesta quarta-feira (22), o livro “A linha e a luz”, que reúne história, fotos e projetos do artista plástico Servulo Esmeraldo. O material foi organizado pela historiadora Silvia Furtado e pela jornalista Dora Freitas. Veja no vídeo.

Fonte: Tribuna do Ceará