miquel_barceloO artista é o pintor da aclamada cúpula da Câmara dos Direitos Humanos e Aliança das Civilizações, Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça, que tem aproximadamente 430 m², e na qual ele imprimiu o fundo do mar, usando 60 toneladas de tinta, em um trabalho que durou treze meses. A obra foi uma doação do governo espanhol para a ONU, em 2007. Outra grande obra do artista que merece destaque é a instalação executada durante um período de seis anos, entre 2000 e 2006, na Capela do Santíssimo na Catedral de Santa Maria, arquitetura do século XVI, em Palma de Maiorca, na Espanha. A Capela foi revestida com imensos painéis contínuos de cerâmica policromada (300m²) e cinco vitrais de 12 metros de altura.

 

Com capacidade de trabalho surpreendente e atuando em múltiplos suportes – pintura, escultura, murais, cerâmica, desenho, ilustração de livros – Barceló se divide entre os seus ateliês de Paris, o de cerâmica em Palma de Maiorca, sua terra natal, e o de Mali, na África. Foi o artista mais jovem a se apresentar no Museu do Louvre e esteve presente na Bienal de Veneza, na Bienal de São Paulo, e na Documenta de Kassel, na Alemanha. Realizou retrospectivas em instituições de renome, como o Centro Pompidou, em Paris; o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madri; o Museu Rufi no Tamayo, no México e o Museu Guggenheim Bilbao, na Espanha.

Espaço expositivo

Minha imagem!  Click na imagem para ampliar

Links Relacionados

Cidade | Diário do Nordeste

Algumas das obras mais consagradas de Miquel Barceló estão de passagem por Fortaleza desde a noite de ontem, com a abertura da exposição que leva o mesmo nome do artista plástico espanhol, na Galeria Multiarte. Leia mais.

Caderno3 | Diário do Nordeste

Uma arte visceral, expressa em obras intensas. Seja em quadros cujos efeitos de relevo dão a impressão de um terceiro elemento embutido nas telas, seja na dureza das esculturas em bronze, que parecem dialogar com a fragilidade das peças em cerâmica. Leia mais.

Jornal OPovo

Obras do artista plástico Miquel Barceló expostas em Fortaleza. Galeria de Fotos

TVDiário

O público cearense pode conhecer de perto as obras de um importante nome da arte contemporânea mundial. A exposição de Miquel Barceló apresenta, em Fortaleza, trabalhos em diversos materiais que têm como marca a ousadia.

Artista mais jovem a se apresentar no Museu do Louvre.

Barceló na Pinakotheke Cultural

Rio de Janeiro recebe exposição de Miquel Barceló

Miquel Barceló abre sua primeira individual no Brasil na Pinakotheke Cultural

On 24 de setembro de 2014 by Jose Ronaldo Muller
A Pinakotheke Cultural inaugurou ontem (2/09) a primeira exposição individual no Rio de Janeiro do prestigiado artista espanhol Miquel Barceló . A curadoria é de Max Perlingeiro, e é apresentada sua obra recente, além de alguns trabalhos emblemáticos de sua produção, como o elefante de bronze apoiado pela tromba, semelhante ao que ocupou em 2011 a Union Square, em Nova York. Leia mais

240914VejaRio_zps3764fee3.jpg~original

Barceló na Pinakotheke | SP

Barceló traz o mar, comidas e animais a São Paulo

Artista espanhol exibe suas pinturas, esculturas e cerâmicas na cidade

27 de maio de 2014 | 18h 43 | Camila Molina – O Estado de S. Paulo

O monumental elefante de Miquel Barceló, esculpido em bronze, com quatro metros de altura, representa o animal de ponta-cabeça, equilibrando-se sobre a própria tromba. A obra, já exposta em Nova York ou no Paseo del Prado de Madri, poderia também ser vista como uma árvore, diz o artista espanhol. “Para mim, não há diferença entre figurativo e abstrato”, afirma Barceló, que pinta tomates, frutas abertas ou praias brancas com a mesma desenvoltura com que esculpe um palito de fósforo gigante e cria cerâmicas, de fundo ancestral.

Veja matéria completa

Mostra reúne obras monumentais do consagrado artista espanhol.

Entre os trabalhos esta um enorme elefante de bronze apoiado pela tromba, que esteve em cidades como Madrid e Nova Iorque. Além disso, há pinturas, esculturas, vídeos, desenhos e um gabinete de curiosidades.
Para falar sobre a exposição Miquel Barceló a Coluna Literatura, com Maiá Prado conversa, agora com Max Perlingeiro, diretor da Pinakotkeke.
Fonte: Band News TV

Obras do espanhol Miquel Barceló são expostas em São Paulo

Um dos principais artistas contemporâneos da atualidade, o espanhol Miquel Barceló está em São Paulo. Uma exposição com obras dele é uma das atrações da cidade.
Fonte: Globo News – Jornal das Dez
MiquelBarceloconvite