24/05/1988 – 02/07/1988

Pinturas e Gravuras

raimundo-cela

Em sua segunda exposição, a galeria Multiarte renova o prazer de apresentar significativo resumo da obra de um grande artista cearense. Desta vez, após termos dedicado nossa mostra inaugura a Antônio Bandeira (1922-1967), prestamos homenagem a Raimundo Brandão Cela, nascido em Sobral, que contribuiu com extrema originalidade para o enriquecimento da gravura brasileira e construiu uma notável iconografia do homem nordestino.

De há muitos anos que diversos especialistas reconhecem que a produção de Cela requer ainda estudo especifico, e que seu valor não foi também destacado como merece. Os limites de nossa proposta de trabalho não permitem, infelizmente e pelo menos até agora, que realizemos uma ampla e completa retrospectiva do artista : podemos, porém, recordar seu nome, suas pinturas e suas gravuras, de modo a procurar manter viva a memória de seu significado país e para o ceará.

Esta exposição não teria sido possivel sem a generosa e solidária cooperação de instituições culturais do porte da Universidade Federal do Ceará, da Casa de Cultura Raimundo Cela e do Museu Nacional de Belas Artes, às quais por empréstimo temporário de obras pertencentes às suas coleções. Esta mesma gratidão dedicamos à Prefeitura Municipal de Fortaleza e aos colecionadores particulares que conosco também colaboraram para a viabilidade da presente mostra.

Com a seqüência de exposições que temos desenvolvido, e com a abertura de um programa como o Ciclo de Estudos e Debates Culturais (realizado a partir deste mês em associação com a Universidade de Fortaleza e a Fundação Edson Queiróz), cremos estar correspondendo ao compromisso que assumimos quando da inauguração desta casa em novembro do ano passado.

MULTIARTE

Capa do catálogo da exposição

raimundo-cela
computerClick aqui para acessar o catálogo virtual.