HeleniceHELENICE DORNELLES FIALHO
13/06/89 – 08/07/89

No próximo dia 13 às 21 horas, será inaugurada na Galeria Multiarte, (Rua Barbosa de Freitas, 1727, Aldeota,Telefone 224.7724 ),a exposição individual da artista HELENICE DORNELLES FIALHO. Serão apresentadas trinta e duas pinturas realizadas entre 1986 e 1989.

A artista teve sua formação inicial em sua cidade natal, Santa Maria, (RS) e, depois em Belo Horizonte (MG), onde viveu durante seis anos até 1988. No texto de apresentação do catálogo da exposição assina­do pela critica de arte Maria Elizabete Santos Peixoto do Museu Na­cional de Belas Artes Helenice destaca a experiência na Escola Guignard onde regras e padrões de ensino diferiam substancialmente dos cursos regulares de graduação universitária. ”Lá, além do sistema ser absolutamente livre, ainda se trabalha muito sobre as experiên­cias do expressionismo alemão deixadas pelo próprio Guignard, afirma a artista” dos tons mais claros e pastéis que a artista utiliza­va em antigos trabalhos,quando ainda vivia no sul…”quem sabe sob a influência térmica da chuva e do frio”… seu trabalho adquire nova força quando descobre a poderosa intimidade que passa a ter com as cores vivas e quase puras.”Minas contribuiu para isso”,depõe a pin­tora,mas contudo creio que esta é uma visão parcial.As cores, sempre muito vivas e fortes, ora em pequenas pinceladas, ora em grandes super­fícies chapadas, por vezes criando efeitos de perfeita harmonia, outras propondo contrastes violentos, num movimento permanente de impulsividade e convulsão, em que através das trinta e duas pinturas agora expos­tas confirma amplamente a confiança daqueles que sempre acreditaram em seu talento.

Prosseguindo com a série de mostras dedicadas aos jovens artistas brasileiros, a Galeria Multiarte tem agora a satisfação de trazer a Fortaleza, as pinturas de Helenice Dornelles Fialho, cuja densidade expressiva e autonomia estética sem dúvida possuem relevante singula­ridade no atual panorama da criação artística em nosso país.

em Paris”.

Capa do catálogo da exposição

Helenice Fialho