encontro-de-olhares1A Galeria Multiarte, fiel as suas tradições, sente-se honrada em apresentar a exposição Encontro de Olhares na abertura da 1ª edição do projeto Encontros de Agosto 2011, iniciativa do Fórum da Fotografia – Ceará, projeto ambicioso que visa discutir a fotografia em sua plenitude, dentro do ambiente artístico do estado do Ceará, hoje celeiro de grandes talentos.

 

A ousadia de propor uma conversa com os mestres Chico Albuquerque, nosso homenageado, José Albano, fotógrafo consagrado, e as jovens fotógrafas Beatriz Pontes e Bia Fiuza, com obras selecionadas pelo fotógrafo Marcelo Greco, foi no mínimo instigante. Veremos as imagens como elas são. É o olhar do fotógrafo provocando o espectador. Este foi o foco (sem trocadilho).

 

A Multiarte tem uma longa tradição com a fotografia. Em 1988, realizou o Ciclo de palestras e debates culturais, em Fortaleza, e dentre o grupo de intelectuais que figuraram neste evento estava o fotógrafo Pedro Vasquez, falando sobre fotografia contemporânea. No ano 2000, em ação cultural dentro da Casa Cor, apresentamos Um olhar sobre a arte no Ceará e nesta, foi Chico Albuquerque a grande representação da fotografia, com retratos de artistas como Victor Brecheret, Aldemir Martins e Antonio Bandeira e imagens da série Mucuripe, em seguida, apresentada na sua totalidade em primorosa edição. Recentemente, em paralelo à mostra VIK, do fotógrafo Vik Muniz, no Espaço Cultural Unifor, exibimos uma seleção de imagens do artista nas suas diversas temáticas: diamante, quebra-cabeça, poeira e papel picado.

 

Dentre todos os fatos que já ouvi ou presenciei sobre a fotografia, o mais provocador foi o diálogo entre um fotógrafo e um jornalista, ao observar o seu processo criativo: “O fotógrafo precisa criar o ambiente para as suas imagens, afinal, fotografia é arte.” Não podemos nos esquecer que até bem pouco tempo atrás isto seria considerado um sacrilégio. Por que não um pecado mortal. Fotografia é arte? Hoje sim, e das maiores (se é que a arte pode ser medida).

 

Finalmente, cabe ressaltar a coragem e a ousadia dos organizadores deste evento. Desejamos vida longa. Muitos encontros de agosto virão.

 

Max Perlingeiro

Artistas

beatriz
Beatriz Pontes

Na fotografia, descobri a minha verdadeira vocação.
A fotografia me mostrou que existe um outro tipo de linguagem, uma outra forma de comunicaçao: a comunicação silenciosa que diz muito sobre a vida.

jose_al
 José Albano

A viagem à Europa foi como um ano sabático que dei a mim mesmo, aos 28 anos de idade, após o término do mestrado em Fotografia para os Meios de Comunicação que obtive, graças a uma bolsa de estudos da Comissão Fulbright, na Syracuse University, Nova York, entre 1970 e 1972.

bia
Bia Fiuza

O interesse pela fotografia começou ainda na adolescência, seguindo os passos de sua mãe. Dedicou seus anos de estudo aos bacharelados em comunicação social na Universidade de Fortaleza e em artes plásticas com percurso em fotografia na Universidade Paris 8.

chico
Chico Albuquerque

19 de agosto de 2011, a fotografia comemora mais um ano de existência. Desde sua invenção tem repercutido de forma decisiva em mudar o mundo e o curso de muitas vidas. O cearense Chico Albuquerque (1917 – 2001) cedo manifestou o talento que o tornaria um expoente dessa linguagem.

Obras expostas

Links Relacionados

Diário do Nordeste

Chico AlbuquerqueFotografia como arte

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Fotografia, o Fórum da Fotografia – Ceará mobiliza fotógrafos e espaços culturais da cidade com exposições, seminários, workshop e debates, lançando olhares sobre a fotografia em sua expressão mais sublime: a arte. Leia mais

José Albano Fotografias

Exposição de lançamento do Encontros de Agosto 2011

Hoje abrirá a exposição Encontro de Olhares na Galeria Multiarte, que reune os trabalhos de Bia Fiuza, Beatriz Pontes, José Albano e Chico Albuquerque. Leia mais

O Povo Beleza

Encontro de olhares, no Multiarte, amanhã

Exposição Encontro de Olhares, na Galeria Multiarte, reúne os trabalhos de Bia Fiuza, Beatriz Pontes, José Albano e Chico Albuquerque. Leia mais

Dégagé

Começa o Encontros de Agosto com seminários, palestras e workshop

A primeira exposição é Encontro de Olhares, com fotografias de Bia Fiuza, Beatriz Pontes, José Albano e homenagem a Chico Albuquerque. Abertura no dia 10/08 às 20h na Galeria Multiarte, em Fortaleza/CE. Leia mais

Vídeo

Vídeo do Blog MCals