Claudio-ValerioCLÁUDIO VALÉRIO TEIXEIRA
24/11/88 – 30/12/88

No próximo dia 24, às 21 horas, será inaugurada na Galeria Multiarte (Rua Barbosa de Freitas 1727, Aldeota, Telefone 224.77.24), exposição individual do pintor carioca Cláudio Valério Teixeira. Serão apresentadas vinte e seis obras de arte, entre pinturas, aquarelas e desenhos, realizadas entre 1986 e 1988.

Nascido em 1949, o artista teve sua formação inicial com o pai, o célebre pintor Oswaldo Teixeira (1904-1974). Mais tarde, frequentou a Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde posteriormente lecionaria Teoria da Pintura (1979).
A partir do início da década de 1980 sua carreira dirigiu-se também para a restauração, a historiografia e a crítica de arte. Viajou aos Estados Unidos e Europa, nesta época, para aperfeiçoamento profissional e intercâmbio com instituições culturais. É membro das seções brasileiras da Associação Internacional de Críticos de Arte, do Conselho Internacional de Museus, das associações nacionais de restauradores e de artistas plásticos, e do American Institute for Conservation of Historic and Artistic Works.
Cláudio Valério Teixeira tem desenvolvido como artista uma obra concentrada principalmente nos temas sociais, de forte conotação critica e de tratamento expressionista, sempre dedicada à figuração de caráter realista. Participou até o presente de inúmeras exposições coletivas, tendo sido premiado em sete delas, inclusive no Salão Nacional de Arte Moderna.
Nesta exposição, contudo, apresenta pinturas e desenhos de temas mais reflexivos e suaves, interessados especialmente nas questões da técnica. A aquarela, que o pintor domina com sólida segurança, encontra-se em diversos dos trabalhos apresentados, e através dela representadas imagens femininas e paisagens urbanas e rurais.

Capa do catálogo da exposição

capa claudio valerio teixeira