Cicero_DiasCÍCERO DIAS
21/11/95 – 22/12/95

Esta é uma exposição muito especial, de um artista pernambucano que conquistou o mundo. Há mais de meio século residindo na França, Cícero Dias entretanto jamais abandonou seu contato com o Brasil ou com as raízes de sua pintura. É um privilégio receber suas obras na Galeria Multiarte, sobretudo quando foi possível reunir alguns trabalhos recentes como diversas das raríssimas pinturas anteriores à década de 1940. Em umas e outras podemos encontrar, com enorme prazer, “…0 mais brasileiro dos azuis, o mais pernambucano dos encarnados”, como já observava Gilberto Freire em 1928.

A longa experiência do pintor na Europa foi das mais intensas, seja no plano cultural, convivendo com artistas modernos exponenciais neste século e participando de movimentos e exposições notáveis, ou no plano das aventuras de um homem corajoso e amante da liberdade, durante os anos sombrios da Segunda Guerra Mundial. Desde então sua arte tem mantido aquelas propriedades encantadoras de espontaneidade e originalidade, uma assumida poética visual que em determinado momento enfrentou os desafios do abstracionismo e deles extraiu a ambição de horizontes cada vez mais amplos.

Cícero Dias continua a preservar a vitalidade de sua arte, mantendo-se um artista atento a seu tempo e sempre participativo. Suas mais recentes exposições no Brasil, inclusive a síntese de sua obra apresentada no Rio de Janeiro quando completou 80 anos de idade, comprovam até hoje uma dedicação apaixonada que torna inevitável recordar o início de sua carreira, como um jovem modernista audacioso e tantas vezes pioneiro.

Espaço expositivo

Capa do catálogo da exposição

Exposicao cicero dias