candido-portinari-CÂNDIDO PORTINARI
23/11/94 – 30/12/94

No próximo dia 22 de novembro, às 21 horas, a Galeria MULTIARTE estará inaugurando a exposição CÂNDIDO PORTINARI (1903-1962), compreendendo trinta e sete obras entre pinturas, desenhos e gravuras selecionadas de maneira a representar analiticamente as diversas fases de produção do artista.

 

CÂNDIDO PORTINARI foi um dos principais mestres do modernismo no Brasil, e sua obra vasta e diversificada constituiu-se em verdadeira epopéia estética. No que se refere ao universo temático, preocupou-se com a enorme variedade de graves situações sociais de seu tempo, observando-as e interpretando-as sem qualquer ambigüidade e muitas vezes até com ríspida violência. Assuntos rudes e assuntos delicados, da vida sertaneja aos sonhos infantis; questões intangíveis e questões concretas,- da religiosidade à vida cotidiana dos trabalhadores: tudo enfim, em nossa sociedade e nossa cultura, foi objeto fértil para sua arte.

 

Certamente foi o primeiro dentre os pintores brasileiros a alcançar verdadeiro reconhecimento internacional, bem como em muitas outras situações seu pioneirismo foi também indiscutível. Da grandeza deste artista as obras que integram a presente mostra são uma breve e concisa demonstração, proporcionando o prazer de revisitar alguns momentos singulares de sua múltipla produção criativa.

 

O catálogo publicado por MULTIARTE, contém reprodução de todas as obras expostas, e constitui importante documento bibliográfico.

 

Capa do catálogo da exposição

Catalogo da exposicao
computerClick aqui para acessar o catálogo virtual.