Arte-Madi-artistas

A Multiarte, ao longo dos seus dezoito anos de existência, se dedicou a apresentar exposições voltadas para um melhor conhecimento da arte brasileira dos séculos XIX e XX.

 

Esta é a primeira de uma série de exposições internacionais que serão implementadas nos próximos anos, e é com muita honra que recebemos a mostra Arte Madi, por ocasião da inauguração do primeiro Museu Madi no Brasil, localizado em Sobral no Ceará.

 

O poeta Mário Hélio em seu texto para a abertura do Museu Madi comenta: “Muitos traduzem a palavra Madi como uma sigla: Movimento Artístico de Invención. (…) A história do Madi, no início, se confunde com a do seu inventor Arden Quin. Por isto, certamente, outros preferem dizer que Madi é um ordenamento de letras tiradas do seu nome completo CarMelo ArDen QuIn”.

 

Madi é um dos movimentos artísticos mais importantes da atualidade. Nascido na Argentina na década de 1940 tem a geometria e a cor como significado plástico. Nas palavras de Carmelo Arden Quin (1913), um dos fundadores do movimento Madi: “Somos herdeiros de Kandinsky, Mondrian, Klee, Malevich, Torres-Garcia, Bauhaus, Kepes, Herbin e Cézanne. Não nascemos no vazio oco e sem sentido, nem somos privilegiados seres que se banham na fonte dos deuses”.

 

Na opinião de especialistas, o artista venezuelano Jesús Rafael Soto (1924-2005), os brasileiros Alfredo Volpi (1896-1988), Sergio Camargo (1930-1990), Willys de Castro (1926-1988), Lygia Clark (1920-1988), Helio Oiticica (1937-1980) e os integrantes do Grupo Madi, da Argentina deram a grande contribuição da América Latina à arte moderna.

 

Nos últimos anos, o Madi Internacional, grupo composto por artistas argentinos, uruguaios, brasileiros, venezuelanos, americanos, franceses, italianos, belgas, espanhóis, húngaros, japoneses, entre outros, têm se apresentado na Europa e nas Américas com exposições e publicações, obtendo um grande sucesso de publico e crítica, cabendo destacar a exposição realizada no Museu Nacional Reina Sofia de Madrid.

 

A presente exposição, com obras dos artistas Arden Quin, Bolívar, João Carlos Galvão e Jaildo Marinho, sem dúvida ficará registrada como uma importante mostra Madi realizada no Brasil. E para nós, a possibilidade de trazer para Fortaleza, o melhor da arte construtivista atual.

Capa do catálogo da exposição

Arte Madi

“Nós temos um grande mestre – a geometria”.

Carmelo Arden Quin

Catálogo Virtual

Arte Madi